Banco central da Tailândia alerta contra ‚ilegal‘ THT stablecoin

O stablecoin indexado ao baht produzido pela Terra foi criticado por banqueiros tailandeses.

O Banco da Tailândia emitiu uma severa advertência contra um stablecoin de emissão privada indexado à moeda nacional, o Baht tailandês

De acordo com um relatório do Bangkok Post em 18 de março, o banco central disse aos cidadãos que o Thai Baht Digital (THT) não tem garantias ou proteção legal e que os usuários podem correr o risco de roubo cibernético ou lavagem de dinheiro

Citando uma lei de 60 anos, o governador assistente do grupo jurídico do banco central, Pruettipong Srimachand, afirmou que quaisquer atividades envolvendo o stablecoin são consideradas ilegais:

“A criação, emissão, uso ou circulação de qualquer material ou token de dinheiro é uma violação da Seção 9 da Lei da Moeda de 1958.”

O stablecoin é emitido na plataforma Terra, que produziu vários outros stablecoins, incluindo o TerraUSD, emitido pela primeira vez em setembro de 2020, e o TerraKRW. Ele também está por trás do aplicativo de pagamentos Chai, uma carteira de e-commerce alimentada por stablecoins que é amplamente usada em toda a Ásia.

O THT está atrelado ao Baht tailandês, aumentando os temores de que possa causar a fragmentação do sistema monetário tailandês, caso tente competir com a moeda emitida pelo banco central. O Sr. Pruettipong adicionou:

„Tal uso afetaria em última análise a confiança do público em geral na estabilidade do sistema monetário nacional, que é a pedra angular de todas as atividades econômicas.“

Terra foi fundada em 2018 na Coreia do Sul, lançando com $ 32 milhões em apoio da Binance e Polychain. Em janeiro de 2021, a empresa por trás da plataforma, Terraform Labs, levantou $ 25 milhões em uma nova rodada de financiamento da Galaxy Digital, Coinbase Ventures e Pantera Capital, entre outros.

O governo da Tailândia, apoiado pelos militares, adotou uma postura semelhante à da China, onde apenas o banco central emitido em moeda digital será oficialmente tolerado. A China acelerou seu programa para o lançamento do CBDC , com mais testes de infraestrutura antes do lançamento, o que pode coincidir com os Jogos Olímpicos de Inverno de 2022 em Pequim.

O Banco da Tailândia também acelerou sua própria pesquisa em um CBDC nacional com o anúncio de 23 de fevereiro de um esforço conjunto em coalizão com a Autoridade Monetária de Hong Kong, o Banco Central dos Emirados Árabes Unidos e o Instituto de Moeda Digital do Povo Banco da China.

Schreibe einen Kommentar

Deine E-Mail-Adresse wird nicht veröffentlicht. Erforderliche Felder sind mit * markiert.